Como tirar manchas de roupas de todos os tipos

Em primeiro lugar, saber como tirar manchas de roupas é determinante para que o seu dia a dia não se torne uma realidade diante de um imprevisto. Afinal, basta pingar algumas gotinhas de molho, bebida, café, tinta ou qualquer outro item na sua roupa limpa que. Por consequência, o bom humor acaba prontamente e você tende a se colocar a procura da torneira mais próxima.
E quando já está saindo de casa para algum compromisso e precisa tirar manchas de roupas de última hora? Como limpar essas marcas de forma tão veloz quanto apareceram? Algumas vezes não são tão fáceis quando se presume. Em alguns momentos, você precisará até mesmo trocar a peça de roupa e lavar prontamente, antes que a mancha se impregne no tecido e não possa mais ser retirada.
No entanto, o ideal é estar ciente que tirar manchas de roupas exige uma ação praticamente na hora, pelo menos, visando reduzir o estrago. Porque quanto mais rápido você tentar se desfazer da marca, mesmo que somente eliminando o excesso do produto, maiores são as possibilidades de a roupa ser limpa facilmente.
Como tirar manchas de roupas

Foto de Andrea Piacquadio no Pexels

Porque as manchas estragam as roupas?

De fato, marcar as suas peças de roupa provoca uma das piores sensações. Ter que deixar de uma roupa em função de uma ação desastrada é extremamente estressante. Porém, respire fundo e tenha calma! É possível tirar manchas de roupas, minimizando o estrago causado.
Geralmente, as manchas acabam por estragar as roupas porque as pessoas não conhecem as melhores práticas para diminuir o impacto negativo, não se preocupam em fazer essa ‘contenção de danos’ imediatamente e escolhem os produtos errados para combater essas marcas. Com a informação correta e a agilidade para iniciar esse problema, a sua roupa estará a salvo!

Dicas para conservar as roupas

Primeiramente, se você evitar qualquer tipo de sujeira não precisará se preocupar em tirar manchas de roupas. Por isso, o ideal é não vestir o modelito desejado antes de um evento social ou profissional de relevância para não correr o risco de sujar ao efetuar uma refeição, a maquiagem, o cabelo, escovar os dentes e qualquer outra atividade que possam cair e danificar a sua roupa.
Outra sugestão muito simples, mas, cumprida por poucos consumidores é realmente ler a etiqueta das peças compradas. Normalmente, as roupas contam com algumas orientações para facilitar o processo de lavação. Esses detalhes podem fazer toda a diferença e até alongar a durabilidade do seu produto.

Dicas para tirar manchas de roupas

Provavelmente, você já recebeu o conselho de separar as peças de roupas entre brancas e coloridos. Portanto, quer saber como tirar manchas de roupas a partir deste conceito? Vamos lá!

Roupa branca

O primeiro passo de como tirar manchas de roupas brancas é uma norma geral, quanto antes você tentar acabar com a marca, menor será o estrago.

Água fria

Caso a sua roupa branca tenha sido manchada, o indicado é lavar com água fria. Você pode considerar até algo bobo, contudo, a água na temperatura fria consegue acessar os tecidos de maneira distinta, o que permite que o branco fique ainda mais branco.

Evite cândida nas roupas brancas

Procure não utilizar cândida ao tirar manchas em roupas brancas. Preferencialmente, deixe a roupa secar naturalmente no sol. Afinal, os raios do sol atuam diretamente no processo de branqueamento de seus itens.

Roupa colorida?

Quando quiser tirar manchas de roupas coloridas, primordialmente, você deve reconhecer o tipo de tecido e verificar as dicas de higienização. Esses dados costumam aparecer na etiqueta, como citado anteriormente.

Vinagre para manchas de comida

O vinagre é uma opção para limpar as roupas marcadas com comida, como o molho de tomate. Conforme as dimensões da marca, você pode colocar até duas colheres de vinagre ao deixar que o produto atue por cerca de 30 minutos.

Suco de limão para manchas difíceis

Caso a marca seja ainda mais complicada de ser tirada, o suco de limão pode ser um grande aliado! Aplique o suco na roupa e, posteriormente, comece a enxaguar.

Não deixe a mancha secar

Ao tentar tirar as manchas de roupas coloridas, o tempo está contra você! Por isso, você não pode permitir que a peça seque! Se, eventualmente, a marca não foi retirada na primeira tentativa, a recomendação é que vista com mais frequência. A limpeza frequente é de grande ajuda para apagar todos os rastros na sua roupa.

Cuidado ao passar suas roupas

Após tirar as manchas das roupas, boa parte das pessoas opta por fazer as peças para que fiquem na forma desejada para serem utilizadas novamente. Como resultado, a atenção necessita ser a sua grande parceria nesse processo para que nenhuma peça fique tempo demais sob o ferro de passar e seja queimada. Assim, essa atenção demanda um pouco de experiência e cautela para ser executada de maneira bem sucedida!

Conseguiu executar as dicas?

Em suma, você conseguirá tirar as manchas das roupas brancas ou coloridas com as técnicas apresentadas ao longo deste texto. Dessa forma, se torna muito mais simples manter as suas peças bem cuidadas e com aspecto de novas por muito mais tempo. Nada que um pouco de cuidado e as informações certas não ajudem!