Como fazer café? Dicas para um café gostoso

A capacidade de fazer café de qualidade é considerada uma verdadeira arte entre os apreciadores dessa bebida popular em praticamente todo o mundo, sobretudo no Brasil. Afinal, essa competência de como fazer café, não está associada aquelas versões instantâneas, por exemplo, mas aos grãos cuidadosamente escolhidos que fazem toda a diferença.

Todavia, para saber como reconhecer e fazer café especial em casa, é necessário tomar alguns cuidados. Inicialmente, é preciso reconhecer um café moído ou grão de primeira classe. Porque muita gente opta por moer o café apenas na hora de consumir, já que o sabor e o cheiro são excepcionais.

Outra necessidade é selecionar os melhores itens para fazer café na sua residência. Claro que não precisa utilizar máquinas de grande porte, mas alguns elementos são mais importantes que outros. Geralmente, fazer café é muito simples! É só prestar atenção na matéria-prima adotada e no modo de preparo.

Pensando nisso, confira um passo a passo com tudo o que se deve saber para um café especial!

Como fazer café gostoso

Foto de Michael Burrows no Pexels

Benefícios do café para o corpo

Aprender como fazer café e consumir com moderação resulta em alguns benefícios significativos para o corpo e a mente. Entre as razões está a riqueza nutricional da bebida, salientando não somente a cafeína, famosa por sua atuação estimulante, bem como pela elevada concentração de antioxidantes que evitam, ou pelo menos reduzem a ação dos radicais livre, que danificam o equilíbrio das células.

De acordo com pesquisas cientificas, o café ainda apresenta propriedades que auxiliam a evitar enfermidades e promovem o bem-estar. Segundo a Harvard School of Public Health, essa capacidade antidepressiva natural acontece em função do estímulo que a cafeína provoca no sistema nervoso central, conseguindo ampliar a produção dos neurotransmissores do cérebro como a dopamina e a serotonina. Ou seja, os fatores que desencadeiam a sensação de contentamento.

Receita de como fazer café

Aprender a fazer café perfeitamente se torna um verdadeiro trunfo para qualquer pessoa. E esse processo pode ser realizado na própria moradia a qualquer momento. Contudo, para alcançar um alto nível de qualidade, antes de fazer essa famosa bebida, é essencial prestar atenção em alguns pontos.

Selecione um tipo de café de boa qualidade, e se for impossível adquirir em grãos, opte por um produto com torra não tão escura ou efetuada na hora. Além disso, a água também interfere no gosto e na qualidade do café. Então, tenha a certeza de que o seu café ficará bem puro e filtrado!

Normalmente, a quantia para fazer café varia entre 30 gramas e 50 gramas para meio litro de água. Procure respeitar essas medidas! Preferencialmente, não coloque açúcar na sua preparação. Em todo caso, tente inserir o café ou o adoçante em canetas individualmente. E se for adotar algum filtro, o ideal é a versão de papel.

Como escolher um bom café?

Beber um café bem quente e saboroso é algo fantástico para qualquer pessoa que gosta dessa bebida, seja para iniciar um novo dia ou se revigorar em um momento de descanso. Contudo, o consumidor precisa levar alguns detalhes em consideração de como fazer café perfeitamente!

Selo de qualidade para café

Para aproveitar todo o frescor e saber do café, é indispensável conferir se na embalagem existe o selo de qualidade da ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café). Há mais de quatro décadas, essa entidade analisa e certifica as mercadorias comercializada no território nacional, se concentrando na pureza, e qualidade do café.

Vale salientar que é esse selo que garante a excelência do produto final graças a um processo de avaliação sensorial dos aromas da bebida e o seu grau de intensidade, além dos gostos característicos.

Tipos de café

Apenas após serem devidamente aprovados por especialistas, os cafés passam por uma classificação que separa o produto em diversos tipos, como Tradicional, Superior, Extra Forte, entre outros. Afinal, há inúmeras categorias de café que surgem a partir de uma série de particularidades.

Desse modo, quem é genuinamente aficionado pela bebida, consegue descobrir também tudo sobre essas características. Todavia, uma norma que contempla todas as categorias está ligada a forma de moagem.

Tempo de consumo

Outro ponto de atenção ao fazer café é com embalagem, após ser aberta, o indicado é consumir todo o produto em até 60 dias. No encerramento desse tempo, o grão começa a perder as suas características que asseguram uma bebida de altíssima qualidade. Seguindo esses pontos, dá para fazer café especial em casa sempre que desejar.

Cuidado com o consumo excessivo de café

O costume de beber café, desde que mantido em porções moderadas de quatro a cinco canecadas de 50 ml diários, não fornece perigo algum para a saúde. Em exagero, o café amplia a vasoconstrição, a pressão arterial e o risco de problemas de coração. Ou seja, tomar café excessiva pode aumentar o risco de infarto. Por ser um estimulante, a cafeína também conturba o descanso noturno e pode gerar insônia.

Outra dica, cuidado para não derramar café na roupa, manchas de café nas roupas dão bastante trabalho para retirar.

Como ficou o seu café?

Por fim, aprender como fazer café também é um processo que demanda um pouco de repetição para que uma pessoa que jamais fez se torne especialista  em café e efetue uma bebida extraordinária. Gradativamente, qualquer um pode aprimorar a sua ‘técnica’ e preparar uma bebida quente suficientemente boa para agradar a todos os apaixonados por uma boa xícara de café!