Ouvido Entupido: Dicas que ajudam a Desentupir

Sentir pressão no ouvido entupido é bastante normal. Isso costuma acontecer quando há alguma mudança na pressão atmosférica. Por exemplo, quando se pega um avião, quando se mergulha em uma piscina ou ainda quando se sobe uma montanha.

A primeira vista, essa sensação pode gerar desconforto em boa parte das ocasiões, mas não resulta em um risco para a saúde porque costuma desaparecer em alguns minutos. Todavia, quando o ouvido entupido persiste, há algumas técnicas que podem ser utilizadas para aliviar esse desconforto.

Independente do jeito é indispensável que a pessoa tenha extremo cuidado na tentativa de se livrar do ouvido entupido. Afinal, essa é uma estrutura muito sensível. Se o paciente não apresentar melhora, se piorar ou se notar outros sintomas, como uma dor aguda, é essencial buscar por ajuda médica para adotar o tratamento apropriado.

Ouvido Entupido

Foto de Kindel Media no Pexels

Porque o ouvido entope?

A cera é importante na manutenção da saúde dessa parte do corpo, bem como oferece proteção contra a penetração de poluentes e outros organismos nocivos. Todavia, certos acontecimentos podem impactar o funcionamento dessa produção, resultando em um acúmulo no canal auditivo.

Isso ocorre quando se realiza a limpeza da cera exageradamente, porque o corpo compreende ser essencial elevar a produção. Por isso, o recomendado é limpar somente o lado externo do ouvido com uma toalha.

Uma enfermidade conhecida como labirintite também compromete o labirinto, local responsável pela capacidade de ouvir e o equilíbrio de uma pessoa, provocando tonturas, ruídos no ouvido e deixando o ouvido entupido.

Além disso, outros problemas como o bruxismo podem infectar o canal auditivo, já que provoca o ranger dos dentes e a ação inadequada da mandíbula, gerando também a sensação do ouvido entupido. A infecção no ouvido é a otite e desencadeia uma sensação de ouvido cheio, em função do inchaço que evita que os ruídos cheguem ao tímpano.

Mas, vale salientar que outra das razões mais habituais do ouvido entupido é o acumulo de água ao se banhar em rios, mares, lagoas e piscinas.

Cuidados com o ouvido

De fato, é preciso ter cuidado para que o ouvido entupido seja totalmente liberado ou que o canal auditivo não, seja danificado. Contudo, algumas vezes as pessoas não sabem como fazer isso. Portanto, acabam colocando itens na orelha ao tentar limpar, por exemplo, usando cotonetes.

O problema é que essa ação obstrui ainda mais e piora todos os sinais, visto que se corre o risco de deixar algodão na orelha. Dessa forma, algumas crianças pequenas contam com o costumo de inserir objetos no ouvido e podem machuca a parte interna. Nessa situação, apenas o médico sabe exatamente como tirar o objeto seguramente.

Uma maneira mais simples para equilibrar a pressão é realizando a Manobra de Vasalva, ou seja, inspirar bem fundo, cobrir o nariz com as mãos e tentar soltar o ar pelo nariz.

Como desentupir o ouvido

Mas, como você consegue se livrar de um ouvido entupido? Algumas maneiras caseiras podem ajudar nesse processo. Vamos conferir?

Tomar água

Tomar água é outro dos modos de movimentar a musculatura da face e equilibrar a pressão nos ouvidos. Por isso, se deve tomar água, segurar o nariz e, posteriormente engolir. Ao engolir, é preciso deixar a cabeça inclinada para trás. O movimento da musculatura, bem como a falta de ar pelo nariz muda a pressão na parte interna do ouvido, ajustando a pressão.

Compressão

Outro método para não ter mais o ouvido entupido é adequar a pressão que provoca a compressão inspirando profundamente, cobrir o nariz com a mão e forçar o ar pelo nariz, simultaneamente ao que se segura o nariz.

Compressa morna

O truque funciona quando a pressão na orelha é provocada por uma gripe ou alergia, contudo também pode ser usada em outros momentos. É só colocar uma compressa morna em cima do ouvido entupido e manter por alguns minutos. O calor auxilia a dilatar os canais, deixando que a pressão seja aliviada.

Chiclete

Até pode soar estranho, todavia, mascar chiclete também serve para diminuir esse problema no ouvido por mexer na musculatura do rosto. Esses movimentos ajudam a desentupir, inclusive, no decorrer de viagens de avião, mascar chiclete pode impedir um ouvido desentupido.

Importante — procure seu médico otorrino

Mesmo que a maioria dos casos envolvendo esse problema no ouvido possa ser solucionado em casa, há alguns momentos que demandam uma atenção médica. Sendo assim, é indicado procurar por um especialista quando a pressão não alivia com o tempo, febre, dor intensa e a presença de pus no ouvido.

Nesse contexto, o desconforto da pessoa pode ter origem em uma infecção ou rompimento do tímpano. Por isso, é de vital relevância ter o diagnóstico de um especialista.

Gostaram das dicas?

Em conclusão, essas dicas podem ser bem uteis para evitar ou se livrar de um ouvido entupido em qualquer época do ano, sobretudo, na estação mais quente do ano.

Nossa intenção é a de sempre ajudar nossos leitores e aqui estamos trazendo apenas dicas que NUNCA devem ser usadas para substituir a consulta médica.