10 melhores livros de autoconhecimento para o desenvolvimento pessoal

Ao conhecer nossa lista, com os 10 melhores livros de autoconhecimento, você descobre um mundo de ferramentas e estratégias para transformar sua autopercepção. Desse modo, fica mais fácil construir amor próprio e gerenciar as emoções no dia a dia, permitindo maior crescimento pessoal e profissional.

Assim, basta ler com atenção nossos tópicos, para entender o que são livros de autoconhecimento e porque os mesmos são estratégias válidas, às vezes, até mesmo científicas, para nos ajudar a encontrar um propósito de vida e identificar o nosso valor.

O que são livros de autoconhecimento?

O que são livros de autoconhecimento?
O que são livros de autoconhecimento? – Reprodução Pixabay

Livros de autoconhecimento fazem parte da categoria de desenvolvimento pessoal, o que significa que servem para nos auxiliar na busca por melhores tomadas de decisão, ofertar reflexões e pensamentos que contemplam diversas áreas da nossa vida.

Nesse sentido, podem trazer ensinamentos acerca de:

  • Relacionamentos;
  • Saúde física e mental;
  • Vida profissional;
  • Religiosidade, entre outros.

De modo geral, costumam ser escritos por estudiosos, pesquisadores e autoridades em alguma área de conhecimento, sendo, grande parte deles, reconhecidos por instituições como o The New York Times, por exemplo.

Quais são os melhores livros de desenvolvimento pessoal?

Os melhores livros de desenvolvimento pessoal são aqueles que trazem propostas inovadoras, escritas com linguagem acessível e que podem ser adquiridos em grandes livrarias, para melhor acessibilidade. Além disso, os mesmos devem ser escritos por autores renomados e importantes nesse meio.

Você irá encontrar uma lista com os 10 melhores livros de autoconhecimento, no nosso último tópico!

Como se conhecer melhor (livro)?

Existem alguns livros de autoconhecimento que propiciam uma viagem pelos meandros da sua mente, identificando padrões, crenças limitantes, gatilhos emocionais e muito mais.

Por isso, se você se sente insuficiente e frustrado, pode ser uma boa opção dar a oportunidade para que um autor do autoconhecimento possa te ajudar!

Que tal refletir sobre o poder que nossa mente tem sobre nossa vida? Essa é a proposta de “O poder do subconsciente” de Ryan Murphy. Então, você pode encontrar esse e outros títulos no nosso tópico 10 melhores livros de autoconhecimento.

Quais são os 3 tipos de autoconhecimento?

O autoconhecimento perpassa 3 camadas da nossa mente, envolvendo nossos:

  • Pensamento e ações;
  • Nossas emoções;
  • E o nosso sistema subconsciente.

Por isso, os 3 tipos de autoconhecimento representam uma jornada para as camadas mais profundas do nosso ser, chegando a lugares que, por muito tempo, ficaram adormecidos.

10 melhores livros de autoconhecimento

10 melhores livros de autoconhecimento
10 melhores livros de autoconhecimento – Reprodução Pixabay

1. Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso (Carol S. Dweck);

O primeiro dos nossos 10 melhores livros de autoconhecimento, é Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso, que traz termos como mindset fixo e mindset de crescimento, para ensinar ferramentas de desenvolvimento em habilidades pessoais, de acordo com a mente de cada pessoa.

Tais ferramentas são capazes de nos fazer enxergar e as pessoas ao nosso redor com mais sabedoria, eliminando as crianças limitantes e melhorando o desenvolvimento emocional.

2. Inteligência Emocional (Daniel Goleman);

No segundo livro, dos nossos 10 melhores livros de autoconhecimento, vamos encontrar a perspectiva de Daniel Goleman, que divide a mente em racional e emocional, mostrando como as habilidades intelectuais podem nos definir.

Nesse sentido, o autor cita 5 habilidades que são chaves para a criação da inteligência emocional pessoal e profissional. Veja como estão elencadas, abaixo:

  • Autoconsciência: capacidade de perceber a si mesmo;
  • Autorregulação: capacidade de lidar com seus sentimentos;
  • Automotivação: capacidade de entender o que te motiva e continuar motivado;
  • Empatia: colocar-se no lugar do outro;
  • Habilidades sociais: ferramentas de interação social.

3. O Poder do Agora (Eckhart Tolle e Ival Sofia Gonçalves Lima);

Nossa terceira dica, dos 10 melhores livros de autoconhecimento, é um best seller! Sua essência gira em torno do poder que viver no agora tem em nossas vidas, conectando-nos com nosso interior e ajudando a atingir a iluminação que existe dentro de cada um.

4. Arrume sua Cama (Willian McRaven);

O quarto de nossos 10 melhores livros de autoconhecimento foi escrito por Willian McRaven, um ex-marinheiro norte-americano, que decidiu reunir lições que aprendeu em seus treinamentos das forças especiais.

De forma geral, as lições de McRaven giram em torno de pequenas ações, como arrumar a cama ao despertar, que podem impactar no seu dia a dia.

5. O Poder do Hábito (Charles Duhigg);

A partir de dados científicos, o Poder do Hábito mostra que comportamentos podem ser alterados com o poder disponibilizado pela nossa própria mente. Assim, o mesmo nos dá ferramentas para mudar hábitos e reconstruir a nossa rotina.

6. Propósito (Sri Prem Baba)

O livro Propósito é uma jornada linda de autoconhecimento, em busca do amor e da renovação dos fundamentos da existência humana. Assim, o mesmo nos permite avaliar o nosso papel no mundo, através de técnicas de despertar para o amor.

7. Essencialismo (Greg McKeown);

Com reflexões muito interessantes acerca da realização de tarefas e produtividades, o sétimo dos nossos 10 melhores livros de autoconhecimento, nos envia a uma jornada de entendimento do porquê e como fazemos as coisas, para nos livrar de sobrecargas acerca de interesses dos outros.

8. O poder do subconsciente (Joseph Murphy);

Esse livro com certeza vai mudar muitas coisas em sua mente! Isso porque, o mesmo parte do princípio que podemos reconfigurar a nossa mente para ter mais sucesso pessoal e profissional, eliminando medos e vencendo hábitos prejudiciais. Tudo isso, através do poder do subconsciente.

9. Rápido e Devagar (Daniel Kahneman);

O nono de nossos 10 melhores livros de autoconhecimento, divide a mente em duas formas de pensamento, o intuitivo e o emocional. Assim, seriam formas rápidas e lentas, o que, através dos estudos e teorias econômicas do autor, demonstram que as escolhas intuitivas podem romper com as regras lógicas.

10. A sutil arte de ligar o f*da-se (Mark Manson);

Através de suas experiências, Manson nos faz refletir sobre a realidade do mundo, nos tornando um pouco mais conscientes sobre nossos próprios limites. Tudo isso de um jeito descontraído, mostrando que os fracassos não nos tornam vítimas e podem ser importantes para chegar em algum lugar melhor.

Deixe um comentário