10 dicas para organizar a cozinha de forma prática e barata!

Nossas 10 dicas para organizar a cozinha vão te ajudar a encontrar espaços, deixar o ambiente mais clean e a encontrar mais facilmente os utensílios no dia a dia. Tudo isso com dicas muito práticas, algumas delas que podem ser colocadas em prática agora mesmo.

Para isso, basta ler o nosso artigo e entender o que mais faz sentido para o seu perfil, e como a sua cozinha pode se tornar ainda mais funcional.

Vamos lá?!

Qual a melhor maneira de organizar a cozinha?

Qual a melhor maneira de organizar a cozinha?
Qual a melhor maneira de organizar a cozinha? – Reprodução Dreamstime

A melhor forma de organizar a cozinha é criando um sistema de distribuição dos itens, usando espaços pré-programados para ambientar utensílios mais e menos usados, fazendo o uso de etiquetas e criando mais espaço com a utilização de ganchos e organizadores.

Além disso, é importante se livrar do que não usa, que está vencido ou ultrapassado!

Como deixar a cozinha bonita e organizada?

Você pode dar mais personalidade para a organização da cozinha, através das nossas 10 dicas para organizar a cozinha, descobrindo quais são os organizados mais interessantes para o seu estilo.

Assim, pode escolher entre cores e formatos diversificados, optando por um estilo mais barbicore, industrial, elegante, entre outros.

Como organizar a cozinha de forma barata?

Para deixar tudo organizado, e ainda cuidar das finanças, o indicado é usar sites e lojas reconhecidas, que tenham preço em conta e frete grátis, além de mostrar as avaliações dos compradores.

Assim, você pode acessar plataformas como:

  • Shopee;
  • Amazon;
  • Mercado Livre (a entrega mais rápida do Brasil);
  • Shoptime, entre outros.

Como organizar a pia da cozinha?

As pessoas costumam deixar louça acumulada na pia, o que provoca a sensação de bagunça, além de manterem escorredores, lixeiras e outros itens sobre o local.

Para evitar isso, faça o exercício de guardar as vasilhas assim que secarem. Quando não estiver usando, retire o escorredor e a lixeira de cima da pia, guarde detergente, luvas, palha de aço, guardanapos e demais utensílios de limpeza no armário da pia, mas tendo cuidado para não os acondicionar próximos a panelas, por exemplo.

10 dicas para organizar a cozinha

10 dicas para organizar a cozinha
10 dicas para organizar a cozinha – Reprodução Pixabay

Dica 1. Mantenha somente o necessário para organizar a cozinha

A cozinha é popularmente conhecida como “o coração da casa”. Por isso, costumamos guardar nela muitos objetos e alimentos, o que, com o passar do tempo, pode sair de controle.

São alimentos vencidos, panelas que você não usa mais e diversos potes sem tampa. Afinal de contas, a tampa até existe, mas como encontrá-la em meio a tanta bagunça?

Por isso, a primeira e mais importante das 10 dicas para organizar a cozinha, é manter tudo no seu devido lugar, se livrando do que está em excesso.

Dica 2. Organize os utensílios por categoria

Definir um local específico e uma categoria para os objetos vai acabar com a sua dor de cabeça, na hora de encontrar qualquer utensílio. Assim, tire um tempo para agrupar em locais previamente definidos os pratos, as xícaras, tampas e demais objetos.

Se esforce para criar um método de organização fácil e que se mostre eficiente.

Dica 3. Guarde no lugar certo

A terceira dica das nossas 10 dicas para organizar a cozinha, parece óbvia. Mas, é com ela que as pessoas costumam falhar. Por isso, reforçamos a necessidade de destinar ao local correto tudo o que você usou na cozinha.

O simples fato de higienizar o utensílio e guardá-lo segundo sua organização pré-definida, vai criar um ambiente clean e harmônico.

Dica 4. Pense na disposição dos objetos

A disposição ideal para os objetos deve ter relação com a sua personalidade, costume e usos do dia-a-dia. Então, o indicado é deixar o que é mais usado à vista, enquanto o que é menos usado ocupa lugares mais altos e escondidos, como as partes superiores do armário, por exemplo.

Assim, uma boa dica é a inclusão de organizadores!

Dica 5. Pendure itens

A quinta dica, das nossas 10 dicas para organizar a cozinha, é simplesmente “uma mão na roda”! Isso porque, é capaz de resolver a falta de espaço com um item muito simples, o gancho!

Em lojas como a Amazon, mercado livre e Shopee, você encontra ganchos para pendurar utensílios de cozinha em várias modalidades. Assim, além de serem lindos, proporcionam mais espaço e dão personalidade para o ambiente.

Dica 6. Guarde alguns itens dentro de outros

Alguns itens de cozinha são comprados em kits. É o caso de alguns potes, pratos, panelas, entre outros. Assim, outra forma de organizar a cozinha e deixá-la bonita, é através do sistema de empilhamento.

Por isso, use recipientes de tamanho maior para acondicionar os de tamanho menor, mas com segurança e identificando o espaço e materiais, para não ocorrer o risco de lascar ou quebrar.

Dica 7. Aposte em aramados

Através dos aramados, você poderá otimizar muitos espaços, aproveitando áreas perdidas, repensando a disposição de alguns itens e alargando a capacidade dos armários.

Dica 8. Aproveite o espaço interno das portas

A oitava, das 10 dicas para organizar a cozinha, foca no uso das portas como espaço de suporte para tábuas de corte, talheres e outros itens. Para isso, basta investir em algum gancho específico ou aramado especial.

Dica 9. Saiba organizar os mantimentos

Muitas pessoas guardam os alimentos embaixo da pia, um lugar que pode ser insalubre, devido a sua alta umidade. Por isso, esse tipo de item deve estar em um local seco e arejado.

Além disso, você pode criar um sistema de organização separando-os em categorias, como:

  • Lanches: biscoito, salgadinhos, doces…
  • Itens de café da manhã: sucrilhos, leite, chás…
  • Refeição principal: arroz, feijão, macarrão…

Dica 10. Organize a geladeira

A organização da geladeira é a cereja do bolo, quando o assunto são as 10 dicas para organizar a cozinha. Isso porque, esse é um eletrodoméstico essencial do espaço, acumulando muitos alimentos no dia a dia.

Então, algumas dicas para deixar a geladeira organizada no dia-a-dia, são:

  • Uso das prateleiras superiores: escolha esse local para acondicionar produtos que estragam com maior facilidade, como leite, iogurtes, conservas, etc;
  • Uso das prateleiras do meio: destine alimentos prontos;
  • Gavetas: são ideais para frutas, verduras e legumes efetivamente embalados;
  • Porta: preparadas para acondicionar bebidas e temperos.

Deixe um comentário