Dicas incríveis de como comprar uma geladeira

Primordialmente, o ato de comprar uma geladeira se torna indispensável tanto para quem possui esse eletrodoméstico na sua residência com algum problema quanto para aqueles que não contam com esse aparelho atualmente. Ou seja, a geladeira é considerada um bem de necessidade em qualquer lugar do mundo.

Como resultado, é um item que conta com novas opções frequentemente, sempre aprimorando com a inclusão de novas funcionalidades e ferramentas. Contudo, com tantas alternativas a disposição no mercado nacional se torna até complexo para a pessoa selecionar um modelo, não é?

Por isso, o ideal é que o consumidor avalie tanto a sua necessidade quanto a sua capacidade financeira para adquirir o produto ideal. Quer conferir algumas dicas para facilitar sua decisão ao comprar uma geladeira? Vamos lá!

Dicas para comprar uma geladeira

Foto de Helena Lopes no Pexels

Está na hora de trocar de geladeira?

O consumidor precisa analisar adequadamente a sua situação antes de comprar uma geladeira. De acordo com pesquisas recentes, esse aparelho pode ter uma vida ideal entre dez e 15 anos. Portanto, esse é um tempo significativo se considerar que o aparelho fica ligado o dia inteiro, sete dias por semana.

Ainda assim, o ideal é tomar todos os cuidados para que o seu modelo persiste por um período semelhante para que o valor investido apresente um custo benefício satisfatório. Mas, se notar que a sua geladeira já não consegue manter os alimentos devidamente refrigerados, está fazendo barulhos estranhos ou descongelando inesperadamente, a saída é comprar uma nova.

Dicas de como comprar uma geladeira

Para comprar uma geladeira apropriada para a sua casa, é preciso focar na capacidade necessária para armazenar os alimentos e a exigência energética do aparelho. Economia e desempenho necessitam ser avaliados antes de finalizar o negócio, porque e uma mercadoria que exige um investimento expressivo e que ficará um período longo por perto.

Deste modo, a recomendação é sempre levantar os pontos negativos e positivos de cada modelo. Lembrando que essas máquinas ficam ligados 24 horas, mas é indispensável saber qual o selo de eficiência energética. Esse emblema demonstra o consumo de energia, sendo que a letra ‘A’ demonstra que o item é da categoria mais econômica.

Todavia, algumas funcionalidades específicas também ajudam na redução do gasto de energia, algo fundamental em uma época de aumentos sucessivos da conta de energia elétrica em todo o país.

Cuidados após a compra

Para alongar a durabilidade ao comprar uma geladeira, é essencial tomar alguns cuidados diariamente. Quer aprender alguns?

1 — Manual de instruções

Essa é uma orientação simples, contudo pode fazer grande diferença ao comprar uma geladeira nova. Como todo item novo, a leitura do manual auxilia nas melhores práticas no dia a dia e também mostra como reagir para a manutenção e limpeza.

2 — Limpeza mensal

Vale pontuar a necessidade de realizar limpezas mensais na geladeira, usando um pano com sabão neutro. Não use materiais abrasivos e passe em cima do material de vedação apenas um pano ligeiramente úmido.

3 — Não acelerar o degelo

Ao comprar uma geladeira, tente não acelerar o processo de descongelamento. Assim, a sugestão é não fazer nada de maneira forçada e tampouco com itens pontudos. Tirar o excesso de gelo com as mãos também não é uma alternativa apropriada. Essa ação pode gerar riscos desnecessários, porque o usuário pode se ferir e estragar o aparelho novo.

4 — Não force as divisões

Nenhum material precisa ser colocado entre as divisórias da geladeira, já que complicam a circulação do ar. Ou seja, essa ação tem tudo para atrapalhar o funcionamento do eletrodoméstico e resultar em prejuízo financeiro.

5 — Refrigeração ideal

O processo de resfriamento da geladeira é indispensável para que o item possa trabalhar normalmente. Portanto, os especialistas indicam que o aparelho deve ser posicionado ao menos a 15 centímetros da parede.

Como fazer a geladeira durar mais?

Enquanto a tendência é que comprar uma geladeira lhe garante pelo menos dez anos de utilização, é possível facilitar essa durabilidade. Por exemplo, uma dúvida bastante recorrente é em relação à temperatura correta na geladeira. Conforme os especialistas, a temperatura pode ficar entre 4ºC e 5ºC.

Além disso, o refrigerador pode apresentar problema se o condensador acumular poeira ou sujeira. Para evitar essa dificuldade, o proprietário do aparelho deve efetuar a limpeza a cada seis meses pelo menos.

Para realizar esse procedimento, deixe a geladeira ligeiramente afastada da parede, desligue da tomada e faça uma limpeza no lugar. E, confira sempre se o refrigerador está bem nivelado. Caso contrário, a porta não fechará direito, o motor será danificado e poderá causar condensação na parte de dentro do eletrodoméstico.

Gostaram das dicas?

Por fim, comprar uma geladeira demanda uma cautela adicional do consumidor em função do valor investido e da sua relevância no cotidiano de qualquer família. Por último, escolha um produto que se alinhe a realidade do seu lar.