11 Qualidades Profissionais Valorizadas na Entrevista de Emprego

É um fato que encontrar vagas de emprego esse ano não está nada fácil e sem as devidas Qualidades Profissionais estão pior ainda. A crise econômica aliada a um cenário delicado devido à pandemia acabou contribuindo para o fechamento de mais de 300.000 postos de trabalho.

Além disso, as empresas e seus recrutadores estão cada vez mais exigentes, buscando por profissionais de sucesso com habilidades das mais diversas, atualizados e entenderem como elas funcionam.

Basicamente, só é contratado quem mostra ser capaz de atender a da empresa e trabalhar intensamente em favor da corporação.

Abaixo falamos de algumas das Características Profissionais que demonstram que você é a pessoa certa e que farão o recrutador contratá-lo de imediato!

Qualidades Profissionais

FOTO: Montagem da Web

Proativo é uma das Qualidades Profissionais

Ter Proatividade e fazer o que é de sua obrigação e ficar restringido às tarefas de sua função não são mais atos tão apreciados por empregadores, já que são obrigatórias. As empresas estão em busca de pessoas que consigam ir além do trivial, que busquem conhecimento e façam mais do que o esperado.

Ao ser mais proativo e solícito, você se destaca entre os demais profissionais e aumenta a sua hipótese de obter uma promoção futura, visto que essa categoria de profissional é valorizada por sua capacidade de impulsionar a empresa rumo à metas traçadas e criação de novos objetivos.

Saber Dizer Não na Hora Certa

Seja autêntico, esqueça a ideia sem fundamento de que concordar com tudo o que lhe pedem ou dizem é uma qualidade nobre no mundo corporativo. Na verdade, é exatamente o contrário. Os recrutadores buscam por pessoas que tenham maior senso crítico e saibam discordar, refletindo, argumentando e esclarecendo o seu ponto de vista de maneira clara e convincente.

Lembre-se das suas Qualidades Profissionais e que você não está ali somente para exercer um posto de trabalho que lhe foi concedido, mas que a empresa, principalmente, visa crescer a cada ano e não permanecer na mesma proporção, pois isso definiria uma estagnação.

Qualquer empresa hoje, neste mercado competitivo em que vivemos, visa ampliar seus conhecimentos e ganhar cada vez mais destaque no cenário empresarial, e para isso ser possível é preciso que os profissionais que nela trabalham contribuam para este crescimento de sua corporação.

Sair da Zona de Conforto

As empresas buscam por trabalhadores que sejam capazes de analisar, de maneira sistemática e transparente, onde sua área influência noutras áreas, bolando estratégias para tornar os métodos de trabalho mais eficientes e aprimorar os negócios da empresa.

Arriscar-se e correr atrás de novos desafios faz parte do processo e é extremamente valorizado no mercado de trabalho. Isso não vale só para a sua profissão, mas para sua vida. Sair da zona de conforto é sempre o meio mais prático e rápido para se obter novos conhecimentos e desenvolver novas ferramentas para lidar com novos desafios na vida, além de agregar muito nas suas Qualidades Profissionais.

Profissionais com Espírito de Equipe

Está é uma das principais Qualidades Profissionais, saber lidar com diferentes diversidades de pessoas e tentar sempre tirar o melhor proveito de seus relacionamentos corporativos, é mais que essencial. Outro ponto importante é saber trabalhar em equipe, pois isso demonstra que você é um profissional que sabe ouvir e expor as suas ideias de maneira mais flexível, sem tentar impor ou achar-se superior diante dos demais profissionais.

Criatividade Inovadora

Especialmente se tratando do nosso cenário econômico que anda tão delicado, as empresas e seus recrutadores estão valorizando cada vez mais profissionais que sejam capazes de abandonar técnicas e métodos antigos e se arriscarem em projetos novos e promissores.

Inovação é a palavra-chave que irá alavancar a sua carreira e ajudá-lo a construir uma reputação positiva na corporação.

Identificou-se com alguma característica em especial? Se você possui alguma dessas características que pode melhorar suas qualidades profissionais, procure lapidá-las e melhorá-las diariamente, pois fazendo isso, você com toda certeza se tornará um profissional mais valorizado em qualquer ambiente de trabalho e terá enormes hipóteses de ter suas qualidades de um bom profissional, reconhecidas e receber uma promoção!

Superar as Expectativas do seu Cargo

Para ser um dos vencedores e se destacar na multidão é preciso ir além, e pode ter certeza, para isso acontecer é necessário um esforço adicional. Se dedicar às atividades cotidianas, especialmente no trabalho, não é mais que a sua obrigação e isso não vai lhe destacar, aqui não falamos para você se tornar um escravo da empresa ou então o famoso “puxa saco”, mas sim para que você se destaque com ações que realmente mostre o seu talento profissional.

Objetivos e Metas Profissionais

As metas profissionais estão intimamente ligadas as suas qualidades profissionais e se referem à objetivos específicos estabelecidos para você ter sucesso na carreira profissional, independente de qual empresa esteja trabalhando no momento.

Na maioria das vezes, elas estão ligadas a um objetivo profissional, quais passos é preciso para alcançar uma promoção de cargo e receber um aumento salarial, ter o seu próprio negócio, trabalhar em uma empresa grande, e outras possibilidades.

Definir metas profissionais é uma forma de oferecer uma visão de futuro e uma perspectiva de crescimento. Com elas, fica muito mais fácil se desenvolver, focando nos pontos certos, e ainda motiva o indivíduo a correr atrás daquilo que realmente deseja.

Exemplos de metas profissionais:

  • Estudar idiomas para alcançar uma promoção salarial;
  • Fazer Faculdade para se especializar em um determinado cargo;
  • Se preparar para ter habilidades de liderança;
  • Entrar numa pós-graduação ou mestrado;
  • Pensar em empreendedorismo;
  • Estudar investimentos e finanças;
  • Fazer um intercâmbio ou especialização fora;

Inteligência Emocional no Trabalho

No trabalho adotamos uma postura um pouco diferente da postura que temos com familiares ou amigos, mas somos a mesma pessoa. Crenças, necessidades, angustias, comportamentos e características.

Todas essas marcas aparecem em situações de trabalho, de forma que identificar e gerir sentimentos não é uma capacidade que favorece apenas relações pessoais e está ligada também as suas qualidades profissionais.

Quando estamos em situações de conflito, a inteligência emocional no trabalho bem desenvolvida fica clara. Quando não se sabe com clareza o que está sentindo, não é empático e não dosa suas reações, o problema só aumenta e apenas outra pessoa com Inteligência Emocional equilibrada pode resolver. Acontecem ofensas, mágoas e prejuízo para o trabalho e para o clima organizacional.

Habilidades de Negociação

Ter técnica bem definida e clara na cabeça é qualidade Profissional que define se a pessoa tem ou não boas habilidades de negociação. Cada pessoa tem suas características pessoais, qualquer pessoa pode aprender e se tornar uma ótima negociadora e quanto mais ela estuda essas técnicas, melhor ela ficará para realizar negócios.

Ter habilidades numa negociação está ligado à várias capacidades, como, comunicação eficiente e assertiva, saber planejar, ser organizado, ter disciplina, ser uma pessoa determinada, inovadora e flexível. Essas capacidades devem ser aprendidas e aperfeiçoadas, variando de pessoa para pessoa.

Busca Constante por Conhecimento

Para se ter mais qualidades profissionais, a única forma é buscar aprender cada dia mais, variar as buscas de conhecimento e entender melhor o mundo, fará de você uma pessoa que estará sempre ativa e por dentro de tudo que é necessário para ser uma pessoa a cada dia mais próxima do sucesso profissional.

Procurar conhecer o mundo a sua volta na empresa, também é uma forma de buscar aprender, antes da entrevista, procure saber tudo sobre a empresa, isso fará com que você chegue na organização mais confiantes já que conhece um pouco do padrão e cultura que o ambiente tem.

Boa comunicação e Assertividade

Uma comunicação assertiva é direta e honesta, sem voltas ou meias-palavras. Vai direto ao ponto, não estamos falando em ser rude, mas ser firme e respeitoso. Isso não quer dizer sobre agressividade ou passividade.

Enfim, essas são algumas das Qualidades Profissionais que buscamos para a Cursos e Empregos para tentar lhe ajudar a ter uma entrevista de emprego melhor e quem sabe conquistar a sua recolocação no mercado de trabalho. Ao final do processo seletivo, caso não seja o candidato escolhido, não se sabote com a auto-vitimização, essa é a primeira coisa que nos vem a cabeça.

Logo colocamos a culpa em quem fez a entrevista ou qualquer outra coisa e nem nos damos conta de que não tinha só eu fazendo a entrevista e que os outros candidatos também se preparam.

É preciso valorizar o seu concorrente, apenas isso já fará você buscar aonde errou, pois, seu concorrente não errou e isso fez a diferença entre ele e você.