Entrevista de Emprego: Perguntas e Respostas que valem a vaga

Desde já, o trabalhador sabe que uma entrevista de emprego é algo extremamente comum e necessário para iniciar ou dar continuidade a uma carreira. Ou seja, praticamente todo o profissional passará por uma entrevista de emprego em algum ponto de sua trajetória. Por isso, esse processo de apresentação das suas qualidades para uma empresa deve ser encarado com naturalidade.

Primordialmente, o resultado de uma entrevista de emprego acontece por uma série de motivos. Todavia, o candidato tem controle de alguns fatores e pode se esforçar para acontecer para lhe beneficiar. Então, você quer saber o que realizar para se sair bem em uma conversa com um recrutador? Basta acompanhar as dicas a seguir!

Entrevista de Emprego Perguntas e Respostas

Foto de Tima Miroshnichenko no Pexels

O que é a entrevista de emprego?

Simplesmente, uma entrevista de emprego é uma conversa agendada entre um representante de um empreendimento que está buscando por um novo funcionário e uma pessoa que está se candidatando a vaga aberta. Atualmente, o formato desses encontros pode mudar conforme a visão da companhia e sair do modelo tradicional de pergunta e resposta.

Portanto, o candidato necessita estar preparado para lidar com todas as possibilidades, falar de suas qualidades e das contribuições que efetuou em seus antigos empregos. Além disso, a entrevista profissional pode acontecer tanto presencialmente quanto em algum aplicativo online atualmente. No caso de uma reunião online, busque se antecipar, instalar o software necessário para a conversa, conhecer minimamente as ferramentas e o seu funcionamento.

Dicas para sua entrevista de emprego

Resumidamente, uma entrevista de emprego não deve ser encarada como algo assustador ou intimidante. Já que manter a calma nos minutos que antecedem e no decorrer da sua reunião é algo fundamental e faz toda a diferença. Com tranquilidade, você consegue prestar atenção aos questionamentos e formular as respostas com muito mais propriedade.

Apesar de muitos brasileiros tentarem vagas nos mais diferentes empreendimentos, é fundamental focar na empresa que lhe chamou para uma entrevista de emprego e conhecer a história, o tipo de negócio, os valores, objetivo e a missão proposta pela companhia. Além disso, a vestimenta é algo que requer alguns cuidados para não transmitir uma imagem de desleixo nesse primeiro contato.

Perguntas e Respostas na Entrevista de Emprego

Fale um pouco sobre você

Sempre responda honestamente, objetiva e com foco. Falar logo no início da entrevista que gosta de festas e bebidas com colegas, pode ser uma resposta que não se encaixa no momento e sua candidatura a vaga de emprego pode ir pelo ralo.

Cite, seus principais defeitos

É aqui que o recrutador deseja compreender sua capacidade de identificar e compreender suas próprias deficiências e como você se esforça para minimizá-las. Resumindo, quando você falar sobre deficiências, enfatize o que você efetuou para melhorar a si mesmo. A ideia é sempre focar na solução, não no problema. Portanto, em vez de destacar que você é uma pessoa com muito medo, é aconselhável destacar o que você está realizando para controlar o medo.

Por que você quer este trabalhar aqui?

As empresas buscam pessoas que gostem muito do seu trabalho. A melhor forma de responder é, identifique alguns detalhes que tornam a vaga ideal para você (por exemplo, gosto de suporte técnico ao cliente porque gosto de interagir com as pessoas e ajudar quem precisa resolver um problema). Fale sobre a empresa. Sempre gostei de tecnologia e acredito que vocês conduzem um ótimo projeto e gostaria de fazer parte de tudo isso.

Por que devemos te contratar?

Mostre que seu perfil é o ideal para preencher a vaga de emprego. Responda, mostrando que você não só consegue conduzir o trabalho, mas também consegue bons resultados e se enquadra na cultura da empresa.

Quais suas principais conquistas profissionais?

Este é um ótimo momento de usar a Técnica STAR para responder à pergunta. Dê exemplos específicos que mostram que você tem a experiência e as habilidades para o trabalho em questão.

  • Situation (Situação);
  • Task (Tarefa);
  • Action (Ação);
  • Result (Resultado).

Contextualize a situação com exemplos: no último trabalho como analista de sistemas júnior, minha função era encontrar erros que elevavam os custos da empresa com servidores, descrever o que você realmente realizou (a atividade) e o que conquistou (o desfecho). Por exemplo, em três meses simplifiquei o processo de importação de imagens, economizando 100 GB de espaço em disco nos servidores reduzindo os custos em 8,33%.

O que evitar na entrevista de trabalho?

Anteriormente, você conferiu algumas sugestões do que poderia melhorar seu desempenho em uma entrevista de emprego. Agora, chegou o momento de descobrir o que pode comprometer a sua contratação.

Mentir ou exagerar sobre habilidades

Essa atitude deve ser evitada tanto no currículo quanto na entrevista de emprego. Porque a mentira será descoberta eventualmente após a sua contratação. Contar vantagem em um momento tão importante pode se transformar em um enorme problema posteriormente.

Atraso

Um horário combinado para uma entrevista precisa ser respeitado seja no formato online ou presencial. Na verdade, o ideal é chegar com alguns minutos de antecedência, especificamente, 15 minutos sempre que possível.

Contradições

Preferencialmente, o candidato deve se concentrar para dar respostas diretas, claras e que correspondam aos questionamentos do entrevistador. Por isso, se esforce para não cair em contradições durante a conversa. Raciocine e fale de maneira calma e coerente.

Desleixo

Essa é uma preocupação que o profissional deve ter tanto para escolha de roupa adequada para uma entrevista de emprego quanto na sua comunicação. Portanto, procure se expressar respeitosamente, correta e profissional.

Estude sobre a empresa antes!

Como citado anteriormente, há uma necessidade de pesquisar e estudar sobre a empresa antes de comparecer a uma entrevista de emprego. Atualmente, essa é uma tarefa bastante fácil e demanda apenas uma conexão com a internet, um dispositivo eletrônico e algum tempo para memorizar as informações.

Afinal, boa parte dos negócios possuem presença digital, contando com sites, perfis nas redes sociais ou plataformas digitais. Nesse sentido, o interessado na vaga precisa conhecer minimamente a organização onde tentará uma vaga para se mostrar empolgado com a possibilidade desde o começo.

Além disso, essa pesquisa também é útil para a pessoa que terá de se deslocar para comparecer à entrevista e até já pensando nos seus dias de trabalho. Ou seja, dá para conferir o endereço e colher algumas informações sobre a localização da empresa.

Boa sorte na Entrevista

Por último, o brasileiro já consegue tirar a sua carteira profissional de trabalho a partir dos 16 anos e iniciar a sua preparação não apenas para uma entrevista de emprego, bem como para se adaptar às exigências do mercado de trabalho.

Com inúmeras formas de ocupação atualmente, o profissional também deve prestar atenção ao que costuma realizar e compartilhar nas redes sociais, pois algumas firmas também levam esse conteúdo em consideração.

Enfim, a entrevista de emprego é apenas uma etapa na tentativa de conseguir um serviço, se consolidar e buscar uma carreira interessante no seu campo de atuação. Lembrando que uma boa preparação pode tornar tudo muito mais simples.