Cursos de Artesanato: veja como fazer online

Primeiramente, os cursos de artesanato são uma excelente oportunidade para aqueles que estão buscando algum passatempo produtivo, que também pode se transformar em uma nova fonte de renda. Além disso, conhecer algumas técnicas referentes ao artesanato é uma boa maneira de trabalhar o seu lado criativo, aumentar a habilidade para tarefas manuais e descobrir novos talentos.

Desde já, os cursos de artesanato despontam como uma opção útil para todas as gerações, visto que representa mais uma atividade para as pessoas idosas e uma boa diversão para a camada mais jovem.

Dessa forma, esse é um passatempo que tende a unir as pessoas de uma família em torno de algo interessante, podendo evoluir para um novo negócio relacionado a venda dos produtos elaborados ou a utilização na própria residência. Quer saber mais sobre os cursos de artesanato?

Cursos de Artesanato Online

FOTO: Pexels Images

O que é o artesanato?

Então, o artesanato se apresenta como uma atividade bastante antiga e possui ligação direta com a cultura popular da maioria dos povos do mundo. Afinal, o ser humano produziu os primeiros utensílios ainda na pré-história, ao usar as pedras para criar itens de cerâmica para preparação de alimentos e proteção própria.

Atualmente, o artesanato conta com diferentes técnicas e uma enorme importância cultural e histórica no território nacional. Por isso, aqueles que se identificam com esse tipo de cultura popular podem ganhar ainda mais ao participar de curso de artesanato. Essas qualificações ensinam diversos temas, como crochê, cestas, biscuit, pintura, bordados, cerâmicas e tantos outros.

Cursos de Artesanato online: conheça os melhores

Felizmente, as pessoas já não necessitam sair de casa para realizar seus cursos de artesanato. Por exemplo, a plataforma Eduk possui uma categoria destinada para aulas com técnicas artesanais. Os interessados podem ampliar os conhecimentos sobre bonecas de pano, mosaicos, cartonagem criativo, pintura, patchwork e mais.

Outra possibilidade é o Portal Educação que oferece inúmeras alternativas de oficinas online, como personalização de peças de roupas, biscuit, bonecas artesanais, patchwork, artesanato em EVA, entre outros.

Enquanto o Instituto Politécnico de Ensino à Distância (IPED) disponibiliza inúmeros cursos, sendo 20 cursos de artesanatos completamente gratuitos. Na oficina de elaboração de personagens de biscuit, dá para entender como criar bonequinhos, anjinhos e até para tingir a massa. No curso de Quit Book, os alunos entendem como criar uma lembrança para crianças, dado que se descobre como elaborar as formas geométricas, brinquedinhos e muito mais.

Benefícios dessa atividade para saúde

De fato, os cursos de artesanato oferecem diversas vantagens para o corpo e para mente dos seus adeptos. Então, conheceremos algumas, a seguir?

1 — Corpo e mente

O envolvimento com o artesanato pode ser algo benéfico tanto para o corpo quanto para a mente da pessoa, porque demanda um momento de atenção e relativa tranquilidade para a sua produção.

2 — Percepção

Além disso, a realização de cursos de artesanato contribui para aperfeiçoar a percepção do que está acontecendo a sua volta.

3 — Relação

Curiosamente, esse tipo de qualificação também ajuda a aprimorar a sua relação com as pessoas.

4 — Autoconhecimento

Outro ponto positivo é que colabora com o seu autoconhecimento, dado que as habilidades estimuladas durante as aulas também melhora a criatividade.

5 — Doenças

Possivelmente, você não imaginaria nada assim, mas o curso de artesanato também é uma forma de prevenir enfermidades degenerativas.

6 — Bom humor

Sem dúvida, o adepto de uma prática tão agradável se sente bem-humorado com mais frequência.

7 — Recupera a memória

Está sofrendo com problemas para a sua memória no dia a dia? Portanto, a inscrição nos cursos de artesanato pode ser uma maneira de acabar com essa dificuldade.

8 — Habilidades manuais

Como resultado, você acaba por aprimorar as suas habilidades manuais.

9 — Concentração

Sem dúvida, os cursos de artesanato exigem que o estudante se mantenha concentrado para aprender todas as lições, como também para colocar todas as etapas em prática.

Que tal vender seus trabalhos?

Qualquer pessoa que esteja fabricando algumas peças tende a pensar na possibilidade de vender em feiras, eventos ou mesmo na internet. Atualmente, as redes sociais são uma excelente alternativa para exibir os produtos e alcançar o seu público.

Além disso, o novo artesão também pode aproveitar para comercializar com os seus amigos e conhecidos visando uma maneira de iniciar o seu novo negócio.

Esperamos que consigam ir bem nos cursos

Com a intenção de vender ou presentear os amigos e familiares com as obras produzidas nos cursos de artesanato, o ideal é que o estudante aprecie essa experiência amplamente. Enfim, as aulas podem estimular um lado muito mais criativo e inventivo, bem como render novas amizades, passatempos e interesses e até um novo trabalho que pode aparecer.

Por último, a realização de um curso sempre resulta em algo positivo, ainda que não seja um tema tão comum na sua rotina. Portanto, aproveite todas as aulas e deixe a sua criatividade falar mais alto!