Como fazer um curriculum: Dicas Importantes

Primeiramente, o curriculum vitae é indispensável para qualquer pessoa que almeja encontrar uma colocação profissional. Atualmente, a entrega de um curriculum acontece tanto presencialmente quanto por email. Por isso, o ideal é ter esse documento devidamente pronto e efetuar atualizações quando necessário.

Desse modo, se torna possível alcançar um número maior de vagas em menor tempo. No entanto, o profissional necessita tomar alguns cuidados para que a sua possibilidade de contratação não seja reduzida por erros bobos ou falhas que poderiam ser evitadas com um pouco mais de atenção.

Para que a sua apresentação consiga se destacar em meio a tantos outros currículos, é preciso encaminhar da forma apropriada, considerando todos os dados indicados no anúncio da vaga. Quer conferir algumas dicas? Então, vamos lá!

Como fazer um curriculum vitae

Foto de RODNAE Productions no Pexels

Por que é importante ter um curriculum vitae

Elaborar um curriculum de qualidade é o primeiro passo para que alguém consiga reunir todas as informações sobre as suas qualidades, capacitações, experiências passadas, dados pessoais e o seu objetivo. Portanto, é de vital importância que qualquer trabalhador tenha e renove esse documento esporadicamente para ter plena condição de concorrer as vagas desejadas.

Além disso, a criação de um curriculum adequado é um indicativo que o profissional se empenha para atingir as suas metas, valoriza as suas conquistas anteriores e sabe descrever os seus pontos fontes. Ou seja, é um sinal que esse indivíduo consegue se expressar de maneira satisfatória.

Dicas de como fazer um curriculum

Dessa forma, o profissional precisa prestar atenção em alguns detalhes para que tudo aconteça da maneira desejada. Por exemplo, a opção de enviar o seu curriculum por email deve ser realizada em um endereço eletrônico sério e que não conte com apelidos ou palavras engraçadas.

O ideal é utilizar o seu nome completo ou algo similar. Além disso, o candidato deve cuidar da foto que aparece na sua conta. Jamais use imagens onde esteja muito descontraído, em eventos sociais ou situações íntimas. Preferencialmente, adote um email e uma imagem compatíveis com a sua vontade de encontrar uma ocupação.

O formato desse curriculum também é relevante, pois você deve priorizar o PDF que permite somente a leitura. O formato DOC ou DOCX não impede que o seu documento seja modificado, enquanto o PDF impossibilita qualquer alteração.

Vale salientar que o objetivo é uma parte indispensável, porém não deve ser muito longa e tampouco clichê. Valorize as competências que você possui e como elas podem resultar em benefícios no dia a dia de trabalho. Sem exageros.

Dicas na entrevista de emprego

Após o curriculum encaminhado, o convite para uma entrevista de emprego sempre é uma boa notícia. Para ampliar as suas oportunidades de contratação ou avanço no processo seletivo, acompanhe algumas dicas!

Pontualidade

Uma entrevista virtual ou presencial precisa iniciar no momento combinado. Por isso, jamais cometa o erro de se atrasar para esse tipo de compromisso.

Informações falsas

Atualmente, é muito simples descobrir alguma mentira, checar informação duvidosa incluída no currículo ou dita durante a entrevista. Por isso, se atenha as suas contribuições, não exagere!

Conhecimento da empresa

Pesquise sobre a empresa que está prestes a realizar a entrevista coletiva para demonstrar que está genuinamente interessado e motivado para iniciar no trabalho.

Trabalho em equipe

Informe a verdade, se você é bom para trabalhar em equipe, fale, mas se você ainda falha nesse quesito, tente melhorar essa questão que pode lhe ajudar muito no novo emprego.

Tranquilidade

Não é uma missão simples, todavia, se esforce para manter a calma antes e durante a conversa com o recrutador de modo a pensar com clareza e não se atrapalhar nas respostas.

É Importante Colocar Pretensão Salarial?

Normalmente, a inserção ou não da pretensão de remuneração em um novo emprego gera dúvidas nas pessoas. Esse é um problema que ocorre, sobretudo, com aqueles que estão procurando um primeiro emprego. Se você possui esse “item” no seu curriculum, esse é o momento de tirá-lo.

A pretensão de salário somente deve fazer parte se a própria companhia indicar na ficha de inscrição ou no anúncio da vaga. Ao adicionar esse dado sem ter sido requisitado, o candidato já assume um risco de ser eliminado por apontar uma quantia que extrapola o praticado no mercado ou por desvalorizar o seu serviço. Essa discussão pode acontecer em um momento mais avanço do processo.

Boa sorte com seu curriculum

Quando se toma o devido cuidado na elaboração e atualização do seu curriculum, o ato de encaminhar para as mais diferentes corporações pode desencadear ansiedade. Assim, o profissional deve compreender que essa busca pode levar algum tempo e seguir procurando, se empenhando e focado no seu objetivo.

Enfim, o curriculum sempre pode ser refinado visando facilitar o seu ingresso no segmento tão almejado. Ou seja, a revisão do documento é uma parte fundamental para que não deixe passar nada incorreto ou irrelevante para a função da vez.

Ainda que dê trabalho extra, procure reavaliar e ajustar alguns detalhes do seu curriculum conforme a empresa para ser considerado para o cargo desde o começo do processo de seleção.