Lista com todas as dicas que você precisa

O que é rgi – Significado e para que serve

Por com 0 Comentário

RGI - O que é RGI e para que serve? Saiba tudo e várias dicas na hora de adquirir um imóvel, trâmites legais e informações úteis para compra

Muitas pessoas tem o sonho de obter o seu próprio imóvel, mais para que você seja o proprietário do seu imóvel é preciso ter o RGI. Muitas pessoas desconhecem a sigla RGI e neste artigo você poderá tirar todas as suas dúvidas sobre o RGI.

O que é RGI

RGi - O que é e para que serve na aquisição de um imóvel

RGi - O que é e para que serve na aquisição de um imóvel

Alguns já ouviram falar sobre o RGI, mas o que é RGI. O RGI (Registro geral de Imóveis) é o cartório que em cada Estado possui onde constam todos imóveis vendidos, que estão registrados, estão sob judice, estão penhorados. Simplesmente é o cartório de Registro Geral de Imóveis de sua cidade onde deverão constar todas as transações de cada imóvel devidamente legalizado e sem este não existe possibilidade de ir adiante nada por não constar o registro do mesmo.

De acordo com a legislação brasileira, para se adquirir a propriedade de um imóvel, é preciso que o título translativo (escritura pública, título definitivo, instrumento particular, formal de partilha, carta de arrematação, etc.) seja registrado no Registro Geral de Imóveis competente.

Quando não há o registro do título translativo, é o mesmo de não haver o registro em nome do adquirente. Quando não há nome do adquirente a propriedade fica no registro imobiliário em nome do vendedor ou transmitente, respondendo, inclusive, por dívidas dele, podendo ser penhorado e até arrematado judicialmente sem que o comprador fique sabendo.

Aquisição de imóvel

Aquisição de imóvel

Se um transmitente sabe que o adquirente não registrou o imóvel em seu nome, ele pode até fazer uma fraudulência, vendê-lo de novo para um terceiro. E tudo pode piorar, se este terceiro, registrar o seu título em primeiro lugar, ele será legalmente considerado proprietário, restando ao adquirente displicente reclamar do transmitente ludibrioso, tão somente perdas e danos.

Não dê bobeira na hora de adquirir a casa própria. De preferência, compre o imóvel com um vendedor de segurança e que lhe dará todo o auxilio possível, principalmente, no RGI.

  • o que e rgi do imóvel

Assinar

Gostou desse artigo? Então se inscreva e receba várias novidades.

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *