Cores para casa – Dicas de como escolher

By | 28 de maio de 2012

Cores para casa – Na hora de escolher os tons da decoração da casa, é importante lembrar que a cor predominante será a das paredes, logo em seguida, ver cada um dos cômodos e seus objetos. Por isso, deve-se verificar cada ponto e tomar cuidado para que as cores da casa não fiquem pesadas ou cansativas.

Cores para casa

Existem inúmeras cores que são belas e muito bem definidas. Temos cores quentes, cores frias, cores neutras, entre outras. Escolher as cores para casa nem sempre é uma tarefa fácil, além de haver inúmeras opções, você também deve observar cada cômodo e móvel para que fique tudo em harmonia.

Cores pra casa

Cores pra casa

Cores para casa – Cores de tintas

Veja abaixo algumas cores e o que elas representam, e tenham uma ideia melhor para o ambiente na hora de pintar sua casa.

Amarelo

A cor amarela representa otimismo. Ela está relacionada com o sol, portanto representa a alegria, a luz e a ação.

Cores pra casa

Cores pra casa

Azul

O azul da segurança e tranquilidade. É uma cor extremamente tranquilizante, porém deve ser equilibrado com outras cores para evitar um clima de tristeza e monotonia.

Branco

A cor branca é a pureza e o brilho e traz claridade quando usada como complemento.

Cinza

A cor cinza mostra pessimismo, porém combinadas com outras cores ela se mostra mais positiva.
Dourado

O dourado mostra dignidade. É a cor do sucesso, otimismo e prosperidade.

Laranja

O laranja é a sociabilidade e representa a prosperidade.

Marrom

A cor marrom passa solidez. É a cor da estabilidade do equilíbrio. Proporciona também segurança e aconchego.

Preto

A cor preta mostra intensidade e sofisticação. Em pouca quantidade dá um aspecto agradável à decoração, pois modifica o efeito das cores e realça seus tons.

Verde

O verde da paz e equilíbrio. Equilibra as emoções e é a cor que menos fadiga a vista.

Vermelho

A cor vermelha é excitante e energética. É a mais estimulante das cores e com maior poder de atração.

Cores para casa

Cores para casa

Cores pra casa – Dicas de como escolher

Confira abaixo algumas dicas que ajudaram na escolha das cores para casa.

  • No quarto do casal dê preferência a cores quentes. O quarto é o local de recuperar as energias, a preferência é pelas cores mais quentes como vermelho e laranja em tons mais claros. Cores escuras no quarto podem prejudicar o sono.
  • Em cômodos pequenos evite cores escuras que dão sensação de diminuir o local.
  • Na cozinha use cores nos detalhes e objetos para quebrar o branco. Fique atento aos tons da cozinha: se for um ambiente muito frio, com predomínio de cinza e preto, ela será pouco acolhedora, com sensação de ambiente industrial. Se a cozinha é branca ou cinza, dê atenção aos detalhes como uma mesa ou armário em madeira para dar mais aconchego.
  • Procure não usar mais que três cores num mesmo cômodo. Use cores vivas somente nos ambientes de convivência da casa, nunca em lugares de maior privacidade como dormitórios.
  • Fique atento à luminosidade da casa. A casa que recebe apenas iluminação pelo sol torna-se frias por isso é necessário eleger-se uma cor que transmita não só iluminação mas também calor a casa. O ideal é optar pelo amarelo claro ou ate mesmo o vermelho claro, que pode ser jogado com cores frias como lavanda por exemplo.
  • Para as pessoas que quer ter um ambiente que transmite conforto, segurança e alegria, o ideal é usar cores verdes, amarelo, lilás, rosa e entre outros.
  • As cores mais chamativas também podem compor o ambiente tanto na pintura como apenas na decoração.

Na hora de escolher as cores para casa, o melhor é estudar o significado e o que você quer que o ambiente seja. Não adianta querer colocar uma cor “quente” com lâmpadas fluorescentes. Temos que planejar o ambiente para depois não termos que mudar o planejamento inicial por causa de pequenos “erros”.





Category: Lar