Como retirar o nome do SPC Serasa?

By | 11 de setembro de 2011

O SPC Serasa – Serviço de Proteção ao Crédito – é um banco de dados privado de informações públicas de crédito, de caráter público, de acordo com a definição do Código de Defesa do Consumidor, organizado pelas associações comerciais e câmaras de dirigentes lojistas, que trocam entre si informações colhidas em todo o território nacional por meio de uma entidade chamada de RENIC, Rede Nacional de Informações Comerciais.

Como tirar meu nome do SPC Serasa?

Existem diversas maneiras de retirar seu nome do SPC Serasa. Porém uma coisa que deve ser entendida é que a própria pessoa não remove seu nome do SPC, somente a empresa que colocou seu nome neste banco de dados tem o poder de retirá-lo por vários motivos. Veja alguns dos motivos que seu nome pode ser retirado do SPC Serasa.

  • Se a dívida for paga, valendo para isto o acordo à vista com desconto ou acordo parcelado. Neste último caso, a exclusão deve ser feita após o pagamento da primeira parcela (se isto não ocorrer o consumidor pode recorrer à justiça pedindo uma liminar para a exclusão imediata dos cadastros, bem como exigir o pagamento de indenização por danos morais, pela manutenção indevida de cadastro restritivo);
  • Se o consumidor discutir a dívida na justiça (o que serve para os casos em que a dívida já foi quitada, não foi feita pelo consumidor ou nos casos de discussão de cláusulas abusivas, como juros abusivos, devendo o consumidor depositar judicialmente os valores que entende devidos);
  • Se a dívida já completou 3 anos, da data em que deveria, porém não foi paga.

Para retirar seu nome do SPC serasa você também pode negociar suas dívidas com o credor. Muitas empresas para não deixar de receber fazem acordos bem legais removendo os juros de todos os pagamentos atrasados. Fazendo a renegociação da dívida as empresas em alguns casos aceitam até parcelar o pagamento em várias vezes, facilitando o credores a efetuar o pagamento e limpar o nome. Entre em contato com a empresa para negociar. Na maioria das vezes este é o melhor caminho a ser tomado.

Dúvidas sobre como sanar suas dívidas

Retirar seu nome do SPC Serasa

Retirar seu nome do SPC Serasa

A dívida prescreve em 5 ou 3 anos?

Um artigo do código civil diz que a dívida prescreve em 3 anos e não mais 5 anos. Na realidade o código de defesa do consumidor diz que são 5 anos. Mas o código civil agora possui um artigo que diz que são 3 anos. O código civil sempre se soprepõe a qualquer outro. Então a partir de agora sua dívida prescreve em apenas 3 anos e não 5 anos como era de costume.

Retirar seu nome do SPC Serasa sem truques

Retirar o nome do SPC Serasa sem truques

Retirar o nome do SPC Serasa sem truques

Antes de entrar em contato com o credor para uma possível solução da dívida, negociação e etc você deve fazer um levantamento de seu orçamento para ver o que pode pagar nesta possível nova dívida, que seria o parcelamento da dívida total. Não adianta você fazer um parcelamento e negociação da dívida se também não conseguir pagar. Para remover seu nome você deve entrar em contato diretamente com o credor. Esqueça os métodos infalíveis que você encontra na internet para retirar seu nome de lá. Nenhum destes “manuais” é legal e você pode acabar criando um problema para o seu nome.





Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *