Como plantar grama – Tipo de solo, de gramas e suas características

By | 31 de janeiro de 2012

Todos que sonham em ter a sua casa própria, também querem que ela tenha uma ótima aparência que encante a todos que estão presente naquele local, e uma forma de deixar a sua casa dessa maneira tão desejada é plantando gama. Neste artigo vamos falar sobre como plantar sua grama, algumas técnicas e solos a serem utilizados.

Como plantar grama

Como plantar grama

Como plantar grama

A palavra “grama” se refere a qualquer tipo de planta gramínea, porém a maioria da população utilizada esse termo para se referir a gramíneas rasteiras utilizadas para forração, aquela grama que estamos acostumados a ver em determinados lugares.

Com a finalidade de paisagismo para a as residências, existem várias espécies diferentes, como a grama esmeralda, grama ouro, grama amendoim, grama Batatais, grama São Carlos, grama azul, grama japonesa, grama bermudas, entre outros vários tipos de gramas, cada uma melhor adaptada a uma situação diferente.

Algumas gramas são mais resistentes ao pisoteamento, como a grama esmeralda, outras gramas possuem aparência mais clara e arredondada, como a grama amendoim.

Como plantar grama – Onde e como plantar

Antes de começar a querer plantar uma grama, você deve sempre consultar qual a sua grama preferida e as características do lugar onde. Algumas espécies como a grama São Carlos são bem resistentes a climas variados e aos pisoteamentos, o que faz dela a opção bem comum e preferencial.

Outra espécie de grama bem popular é a esmeralda, porém esta espécie não pode ser cultivada em lugares que sofrem com geadas ou invernos muito rigorosos. Temos também a grama amendoim, que embora não seja muito resistente, possui folhas com aspecto diferenciado que geram um bom visual em forrações.

Como plantar grama

Como plantar grama

A forma de como plantar grama também varia de acordo com as espécies, algumas exceções como a grama amendoim costumam serem vendidas na forma de várias pequenas mudinhas para se compor maciços de pequena estatura, que devem ser plantadas com um pequeno espaçamento entre elas.

O mais comum é que a grama seja comercializada em tapetes quadrados, que devem ser encaixados lado a lado e irrigados bem nos primeiros dias, até que se firmem bem ao solo.

Como plantar grama – Tipo de solo

A grande parte das gramas costuma se proliferar melhor em solos que são úmidos e ricos em nitrogênio, para isso misture à terra uma boa quantidade de adubo orgânico antes de plantar a grama. Para os modelos de gramas que vêm em forma de mudinhas, não é necessário fazer uma cova para plantar gramas, apenas depositar os tapetes sobre o solo preparado.

Como plantar grama – Aprenda a cuidar

    • A maioria das espécies de gramas necessita de ser aparadas em alguns dias para manter uma o aspecto de boa aparência.
    • A irrigação é outro fator importante para se ter um bom gramado, para que a grama cresça mais verde e vistosa, por isso faça irrigações diariamente.
Como plantar grama

Como plantar grama

  • Mesmo as espécies mais resistentes a pisoteamento costumam ter seu crescimento prejudicado em caso de trafego muito pesado de pessoas ou veículos, logo tenha sempre o cuidado de, se possível, evitar que o transito de pessoas passe sempre pelo mesmo lugar e estrague o gramado.

Com esses cuidados você terá um lindo gramado na sua residência pois já sabe como plantar grama com eficiência e alguma técnica





One thought on “Como plantar grama – Tipo de solo, de gramas e suas características

  1. vinicius

    tenho um quintal de concreto e gostaria de plantar grama, o que devo fazer? como posso plantar?

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *