Como fazer uma poesia – Dicas e exemplos

By | 25 de outubro de 2011

Muitas pessoas pensam ou tentam escrever uma poesia, mesmo que seja porque ela quer escrever ou quer entrega-la para uma outra pessoa.

Para escrever um poesia não basta ter a vontade de querer escrever, você também tem que deixar seus sentimentos falar por você na hora de escrever, não deixando o sentimento tomar conta de você quando for escrever a poesia será muito difícil de alguém se cativar por ela.

Como fazer uma poesia

Como fazer uma poesia

Como fazer uma poesia

Para os que tem vontade de escrever uma poesia mais muitas das vezes não sabe nem o que é uma. A poesia e conhecida por outros nomes também como: gênero lírico, ou lírica e é uma das sete artes tradicionais, que usa a linguagem para finalidades estéticas, ou seja, ela está ali presente para relatar tudo aquilo que vem a acontecer imaginação do autor.

A poesia no seu modo comum de se falar quer disser duas coisas. A arte de ensinar e a obra feita com a arte, a outra é, a arte é a poesia, a obra poema, o poeta o artífice. O sentido passado pela poesia também é importante, ainda que esteja na forma estética.

Para estar desenvolvendo uma poesia, como já foi dito acima, você tem que ter uma motivação para estar escrevendo, pois a poesia está ali para compreender os aspectos poéticos.

Algumas dicas para uma fazer uma boa poesia

  1. Escreva sobre algo que você domine, que tenha conhecimento. Os acontecimentos do seu dia a dia é uma boa saída. Quando se está escrevendo a primeira poesia o melhor e utilizar acontecimentos reais.
  2. A poesia não precisa necessariamente ter rimas. Além das rimas darem um travada no seu poema, tirá-las as vezes deixa o poema mais complexo. Deixe o texto fluir
  3. Uma coisa que é muito aplicável na hora de escrever uma poesia é aquele dito “a pressa e inimiga da perfeição”. Uma boa poesia pode levar semanas para ser finalizada, por isso não tenha pressa!
  4. Uma quase regra da poesia é que o escritor tem que ler muito. O hábito da leitura aflora as suas idéias e amplia o seu vocabulário. Leia muito sobre diferentes temas.
  5. Um poeta tem que ter extrema concentração no que está escrevendo. Antes de começar a escrever, procure um lugar calmo, que te inspire e evite fazer outra atividade ao mesmo tempo. Fique dedicado ao seu texto e jamais perca o raciocínio.
Como fazer poesia

Como fazer poesia

Ao estar seguindo essas simples dicas você estará desenvolvendo uma boa redação sem nenhum problema e, então, aprenderá como fazer uma poesia.

Não se preocupe com nada na hora que estiver escrevendo, simplesmente viaje e se concentre no que estiver fazendo.

Exemplo de poesia

Veja abaixo uma poesia escrita por Rose M. Martins com o título de Nossos Encontros

Nossos encontros são fortes ligações
De pura magia, e fortes emoções
Algo único e muito lindo
Que nos toca no íntimo

No fundo da alma
Nos alimentando
No fundo do corpo
Nos saciando

Correr até você é necessidade
Pois só nos teus braços eu mato a saudade
Liberando toda emoção reprimida
Daquela nossa distância tão dolorida

Os teus braços me acolhem
De forma tão carinhosa
E eu penso: este é o homem
que me faz sentir poderosa

Poderosa para fazer tudo
Assim colorirei nosso mundo
Para nos dar toda felicidade
Que espero, dure toda a eternidade





Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *