Como fazer introdução – Dicas de português e redação

By | 28 de dezembro de 2011

Fazer a introdução de uma redação é sempre um passo difícil de dar. A introdução parece algo simples de ser feita, mas ela é o ponto de partida para a sua redação, sem ela a sua redação não tem como ter uma introdução e muito menos uma conclusão.

Como fazer introdução

Como fazer introdução

Como fazer introdução

Antes de aprender como fazer introdução, você deve saber o que é uma introdução. A introdução é o início do texto, contendo o tema a ser desenvolvido, exposto com muita clareza. Envolve o problema a ser analisado. Geralmente pode ser exposto em apenas um parágrafo. Uma introdução não deve ser muito longa para não desmotivar ou ficar cansativa para o leitor.

Antes de começar a fazer a introdução, você tem que estudar dois pontos que são de extrema importância: o tema e o título da redação.

O tema tem que ser estudado porque é o assunto sobre o qual se escreve, ou seja, a idéia que será defendida ao longo da dissertação. Deve-se ter o tema como um elemento abstrato. Nunca se refira a ele como parte da dissertação.

Como fazer introdução

Como fazer introdução

O título é uma expressão, geralmente curta e sem verbo, colocada antes da dissertação. Se não houver verbo no título, não se usa ponto final.
Tente sempre evitar algumas coisas ao escrever a sua introdução.

  • Iniciar uma idéia geral que não transpassa por todo o texto (o uso de idéias totalmente diferentes)
  • Usar chavões
  • Iniciar a introdução com as mesmas palavras do título
  • Freqüente fazer desvios do assunto principal
  • Escrever período longo.
  • Escrever de forma pessoal, ou seja, usar a 1ª pessoa.

São simples dicas que ajudam a você fazer uma boa introdução para começar a desenvolver a sua redação. Agora você sabe como fazer uma introdução! Boa sorte!





Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *