Lista com todas as dicas que você precisa

Alistamento obrigatório militar – Como funciona, quando e como fazer

Ao completar 18 anos, todos os homens devem cumprir o alistamento obrigatório.  No Brasil, o serviço militar é obrigatório, mas boa parte do contingente é liberada por excesso. Contudo, isso não significa que não deve haver o alistamento. Caso não ocorra, o cidadão fica em dívida com seu país e fica impossibilitado de obter passaporte ou realizar concurso público, por exemplo.

Se você irá completar 18 anos em 2014, fique ligados nas dicas que separamos para você.

Como funciona Como fazer

Alistamento obrigatório

O processo é simples. Você deve comparecer a Junta de Serviço Militar de sua cidade com sua Certidão de Nascimento, duas fotos 3×4 e um comprovante de residência. No local, você receberá um certificado de alistamento militar, com a indicação da data e da hora que você deverá comparecer na Seleção Geral, realizada entre julho e outubro.

Na etapa de Seleção, boa parte do contingente é dispensada por excesso, estando a partir de tal momento na reserva das forças armadas brasileiras, recebendo um certificado de reservista. Geralmente, há a opção de escolher servir ou não.

Quando fazer:

No ano em que completar 18 anos, você deve ir a Junta de Serviço Militar entre janeiro e junho. Depois, entre julho e outubro, você será encaminhado para a Seleção Geral. Fique atento, o não comparecimento pode causar dores de cabeças futuras

Assinar

Gostou desse artigo? Então se inscreva e receba várias novidades.

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *